segunda-feira, 24 de junho de 2013

A BRINCADEIRA DO FAZ DE CONTA : LUGAR DE SIMBOLISMO, DA REPRESENTAÇÃO, DO IMAGINÁRIO

Quando vemos uma criança brincando de faz de conta, sentimos- nos atraídos pelas representações que elas desenvolvem. A primeira impressão que nos causa é que as cenas se desenrolam de maneira a não deixar duvida dos significados que os objetos assumem dentro de um contexto. Assim os papeis são desempenhados com clareza: a menina torna-se mãe, tia, irmã,professora; o menino torna-se pai, índio, policial, ladrão . Sentimo-nos como diante de um mini teatro, em que papeis e objetos são improvisados.
A brincadeira do faz de conta ajuda no desenvolvimento da criança.
Quando a criança inventar uma historia, ela não esta mentindo, esta brincando de faz de conta .
Brincar de faz de conta, inventar historias,situações e personagens .
O faz de conta é uma ponte entre a realidade e a fantasia.
Em seu livro Uma vida para o meu filho Bettelheim (1988) afirma , através das fantasias imaginativas e das brincadeiras baseadas nelas, as crianças podem começar a compensar as pressões que sofrem na realidade do cotidiano.
"Cada criança em sua brincadeira comporta-se como poeta,quando cria seu mundo ou, dizendo melhor, enquanto transpõe os elementos formadores de seu mundo para uma nova ordem, agradável e conveniente para ela." (FREUD: O poeta ea fantasia)
Portanto é necessário que em seu ambiente escolar e familiar, dentro de casa,seja incentivado a brincadeira do faz de conta pois é dessa forma que a criança se auto insere na sociedade que a cerca.

Imagem:(WWW.clq1.com.br)

Fonte:
Jogos, brincadeiras, brinquedos e a educação
TIZUKO M. KISHIMOTO

Grupo:
Marta ferreira dos Santos
Isaac dos Santos
Ruthielly Paulino Oliveira
Sandra Maria de Sousa Santos
Sandy Carolina Regina dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário