segunda-feira, 10 de junho de 2013

As funções familiares e as condições necessárias para exercê-las.

Entende-se então, neste plano, família como o grupo primário que acolhe, apoia e acompanha a criança em seu lar, e que satisfaz suas necessidades de saúde, alimentação, afeto, brincadeiras comunicação, segurança e aprendizagem e conquista progressiva de autonomia nos anos iniciais da vida de uma criança.
·         A família é, na sociedade atual, a instituição que desempenha o papel central e insubstituível de atender as necessidades de desenvolvimento da criança.
·         A família precisa ser valorizada nas suas possibilidades de discutir, refletir e definir seu próprio projeto de vida, e isto inclui a forma de criar e educar suas crianças.
·         É preciso construir novas práticas sociais com as famílias, de caráter coletivo, participativo e solidário, que envolvam instituições, associações e movimentos da comunidade.
·         O trabalho de apoio e fortalecimento das famílias deve ser pautado no estabelecimento de relações dialógicas.
·         Uma base de apoio ás famílias é construída com uma politica social que erradique a miséria e a pobreza, supere o assistencialismo, o individualismo e a visão setorizada das necessidades dos indivíduos.



Fonte: google

Grupo:

Ana Claudia Prates da Silva 
Estela Lúcia Chaves 
Leia Viana de Oliveira Freitas
Roberia Santos de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário