segunda-feira, 24 de junho de 2013

A Família que não tem participação na escola

Podemos ver como é importante a participação da família no desenvolvimento da aprendizagem da criança quanto ao aspecto psicológico, emocional, social e de estimulação dos aspectos cognitivos. Mas muitos pais não tem esta preocupação e interesse, colocando obstaculos começando no tempo.
Muitas crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, geralmente, possuem uma baixa auto-estima, desaminados de praticar determinadas atividades, tempo de atenção diminuído, falta de concentração e outros.
Quando a  família, não reconhece as necessidades da criança e a maneira apropriada de lidar com esses aspectos, muitas vezes, necessita de orientações que lhe dê suporte e lhe possibilite ajudar seu filho. Projetar motivação, formas de comunicação, estresses existentes no lar, influenciam o desempenho da criança no processo de aprendizagem, muitas vezes, sentem-se limitados quanto às orientações a serem dadas pela falta de conhecimento sobre os diversos aspectos familiares que podem contribuir para um resultado mais desejável.
A maneira que as se comportam também levam a questionar a respeito da influência familiar sobre a aprendizagem. Segundo Marturano (1999), há mães que demonstram excessiva ansiedade quanto a superação da dificuldade da criança; outras que se mostram impacientes quanto ao desempenho insatisfatório que o filho apresenta; mães que atribuem todo o problema à criança e a caracterizam como “preguiçosa”, “lerda”, “distraída”; mães que negam a dificuldade que a criança demonstra; mães que não acompanham as atividades de seu filho e mães que punem a criança pela seu fracasso nas atividades escolares.
Muitas vezes isto ocorre devido os pais não saberem como é o aprendizagem,  e necessitam de orientações específicas a esse respeito. Sabe-se, também, que, muitas vezes, as divergências na familiares estão associados a essas manifestações e que as relações familiares são relevantes no desenvolvimento da criança, havendo, portanto, a necessidade de maior compreensão desse processo, por parte dos profissionais, para que possam intervir de forma mais abrangente diante da problemática.
Em uma projeto mais especializado com crianças que estão apresentando dificuldade de aprendizagem, não é suficiente transmitir aos pais as atividades específicas a serem realizadas; outros aspectos ligados à família, à escola ou relacionados a dificuldades em outras áreas do desenvolvimento também estão presentes, e é necessário ouvir os pais, analisar a situação e buscar caminhos que facilitem o desenvolvimento global da criança.
Alguns pais confiam seus filhos com dificuldade de aprendizagem aos professores acreditando que o mau desempenho da criança seja proveniente apenas de si mesma, sem questionar sua possível participação nessas alterações.

Fonte: Google, vídeo youtube.
Grupo:
Ana Claudia Prates da Silva
Estela Lucia Chaves
Leia Viana de Oliveira Freitas
Roberia Santos de Andrade

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