Quando a criança entra na idade
pré-escolar, entre três e seis anos, seu universo torna-se muito maior, com
infinitas e profundas transformações.
Surge a possibilidade de contato
com crianças da mesma faixa etária, porém com diferenças de raça, credo,
valores e costumes. Novos amigos, brincadeiras e aprendizados.
A criança retorna para casa ao
fim do período escolar cheia de novidades, boas ou não. De qualquer forma, é um
novo ser com novas histórias para contar e vivenciar.
Cabe à família interessar-se pelo
que tem a dizer, prestar atenção e ouvir, carinhosa e verdadeiramente, pois a
criança é muito esperta e percebe quando o adulto deseja encerrar ou encurtar a
conversa. Aos poucos, vai deixando de compartilhar suas experiências.
Após essa fase, ou seja, a partir
dos seis anos, ela entra efetivamente na idade escolar. Tem início um período
de maior desenvolvimento intelectual e social. É capaz de fazer mais coisas,
vai se tornando mais independente e assumindo novas responsabilidades, tais
como: fazer a lição de casa, cumprir horas de estudo, alguns trabalhos
domésticos, incluindo arrumação e organização de seu próprio quarto.
A cada capacidade conquistada,
sente alegria e orgulho de si mesma e, evidentemente, espera o mesmo de sua
família para poder validar estes sentimentos de auto-afirmação.
Quando isto não acontece, sua
auto-estima despenca terrivelmente. Ela se sente frustrada, depreciada e sem
motivação para perseverar e vencer.
De alguma maneira, os adultos
responsáveis por ela deveriam refletir sobre o que é fundamental de fato na
educação infantil e priorizar, sem cobrança mais tarde. Para a criança de
qualquer idade, os cuidados básicos quanto à saúde física, não bastam. Ela
necessita se sentir amada, desejada e apoiada. Precisa que os pais estejam
presentes não só no lar, mas nas atividades escolares e sociais. Deseja
compartilhar sua vida dentro e fora de casa para se sentir pertencente à
família, saber e sentir que tem lugar na família e no mundo.
Como seu universo social durante
a maior parte do tempo é na escola, esta oferece às crianças atividades intra e
extracurriculares, como: feiras de ciência, teatro, esportes, festas
comemorativas, palestras para pais e alunos e a criança espera que eles
participem e colaborem.
Assim, muitos pais se engajam na
Associação de Pais e Mestres, participam de reuniões em que os professores dão
retorno sobre o aproveitamento escolar de seus filhos, vão assisti-los em
competições esportivas e recreativas. Enfim, há muito o que pensar e
contribuir.
Óbvio que a criança não quer pais
superprotetores, que não permitam sua independência e exercício de suas
capacidades recém-adquiridas, como também não desejam pais alienados, que não
sabem e não participam de seu desenvolvimento fora do lar.
Nessa faixa etária, a criança
começa a experimentar dormir longe dos pais, seja na casa de familiares ou
amiguinhos mais chegados e trazê-los para dormir em sua casa. Assim, os pais
também têm que procurar conhecê-los antes e a suas respectivas famílias, até
para facilitar a decisão se ele pode ou não dormir fora de casa.
Algumas crianças evitam
participar de eventos nos quais são mais expostas, por timidez, insegurança ou
medo de fracasso. Os pais devem ficar atentos e tentar compreender o que se
passa, que mensagem estão querendo transmitir e apoiá-los, tentando modificar
essas atitudes.
Incentive seu filho a fazer
amizades, convidar seus amigos a frequentar sua casa. Promova passeios infantis
com interesses próprios da idade e permita que ele escolha um ou dois
coleguinhas para acompanhá-los.
Caso não obtenha resultado
positivo, peça ajuda ao pedagogo ou psicólogo da escola para uma orientação
mais profissional e capacitada.
É fundamental perceber que a comunicação com seu
filho deveria se iniciar muito precocemente e se tornar um processo contínuo,
um hábito sadio por toda a vida. Não perca a possibilidade de poder dialogar
com ele e de compartilhar todos os momentos possíveis e necessários.
Fonte: imagens google,
Ana Maria Morateli da Silva Rico Psicóloga
Clínica,
Matéria da Revista Guia do Bebê Educação: na Internet
Grupo:
Ana Claudia Prates da Silva
Estela Lúcia Chaves
Leia Viana de Oliveira Freitas
Roberia Santos de Andrade
Ana Claudia Prates da Silva
Estela Lúcia Chaves
Leia Viana de Oliveira Freitas
Roberia Santos de Andrade
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